À toda comunidade do IF Sudeste MG e à Sociedade: IF Sudeste MG agora faz parte da UAB

Prezada comunidade do IF Sudeste MG,

Boa noite.

Em nome da Direção de Educação à Distância, vinculada à Pró Reitoria de Ensino, na Reitoria, viemos a público compartilhar a conclusão do processo de integralização do IF Sudeste MG ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Após anos de espera por editais e sinalizações da CAPES, finalmente nossa instituição conseguiu aderir ao sistema, e desde o anúncio da integralização no dia 25 de janeiro de 2018 (e alguns entraves nos últimos quase 2 meses para acessar as plataformas do sistema) está apta a submeter propostas em seus editais.

Detalhes sobre o sistema podem ser conferidos na página da CAPES: http://www.capes.gov.br/uab

O sistema, de forma bem resumida, é reconhecido principalmente pela oferta de cursos de graduação e pós graduação na modalidade de Educação a Distância. Entretanto, há toda uma sorte de editais para apoio às modalidades de educação que são publicados anualmente pela CAPES, com vinculação obrigatória ao sistema. Assim sendo, com a nossa recente integralização abrimos mais uma porta para busca de apoios externos, e passamos a integrar uma rede de abrangência nacional, que atua em prol da educação brasileira.

À fins de exemplo, no final do mês de fevereiro foram publicados os editais da oferta de graduação à distância, com oferta de 100 mil vagas para alunos a nível de Brasil, com grande enfoque em licenciaturas e formações pedagógicas. Para que possamos ofertar um montante dessas vagas, há um edital de chamamento público, que encontra-se aberto e disponível no link:

Como se pode ver trata-se de um sistema com considerável aporte financeiro. Obviamente há requisitos e exigências para participação, mas que já começam a ser compartilhados com nossa instituição.

Desta forma, nos colocamos à disposição para maiores esclarecimentos, e deixamos nossa mensagem de incentivo a todos para que busquem conhecer melhor o sistema, e ofertas por ele publicadas, para que nossa instituição tenha acesso e participe mais dessa importante fonte de oportunidades para a educação do país.

Por fim, agradecemos publicamente ao apoio que a gestão do IF Sudeste MG tem dado ao trabalho desta diretoria em diversas formas, reforçando nosso entendimento de que a Educação a Distância não é mais um mito, ou um apêndice, mas sim uma ferramenta, que pode e deve ser considerada, discutida e regulamentada em nossa instituição para a promoção da educação pública, gratuita e de qualidade.

Diretoria de Educação à Distância do IF Sudeste MG