Skip to Content

EAD - Perguntas Frequentes

Versão para impressãoEnviar para e-mailVersão em PDF

Por que estudar a distância?

Com a educação a distância, o aluno tem a flexibilidade de horário de estudo, podendo organizar sua vida acadêmica, pessoal e profissional da forma que julgar mais adequada. As novas tecnologias também funcionam como aliadas no processo. De qualquer lugar do país, o aluno de EaD pode acessar o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) mais conhecida com plataforma Moodle e conectar-se com os tutores e professores. Essa modalidade de aprendizado estimula a autonomia de cada aluno, fazendo-o assumir maior responsabilidade por sua rotina de estudos e busca do conhecimento.

 

Existe alguma exigência para realizar esses cursos técnicos a distância no IF Sudeste MG?

Todos os cursos técnicos a distância do IF Sudeste MG são oferecidos na modalidade subsequente, ou seja, é necessário ter concluído o ensino médio, e ser classificado no Processo Seletivo do IF Sudeste MG.

 

O MEC reconhece os cursos na modalidade a distância?

Todos os cursos oferecidos no IF Sudeste MG são credenciados pelo MEC. Os certificados e diplomas emitidos pelo IF Sudeste MG para cursos presenciais ou a distância têm a mesma validade em todo o território nacional.

 

Como o mercado de trabalho absorve os alunos de Educação a Distância - EaD?

O mercado de trabalho começa a reconhecer o valor e a importância que a EaD proporciona aos novos profissionais formados por um processo que inibe a atitude passiva e capacita trabalhadores com perfil de proatividade. As empresas não só acreditam na educação a distância, mas também usufruem dela como eficiente método de treinamento para a capacitação de seus funcionários.

 

O que é necessário para fazer um curso a distância e como ele funciona?

Ter interesse na busca de conhecimentos, acesso a um computador conectado à Internet e tempo disponível para os encontros presenciais, bem como tempo disponível para estudo em casa.

O aluno recebe todo o referencial teórico das disciplinas, por material impresso e pelo conteúdo disponibilizado no ambiente de aprendizagem Moodle.

Há encontros presenciais previamente agendandos e de presença obrigatória. O tutor presencial é o profissional que faz o acompanhamento do encontro presencial.

No ambiente virtual, o aluno conta com suporte dos Tutores a Distância, que são profissionais responsáveis pelo esclarecimento de dúvidas sobre conteúdos específicos das disciplinas de sua responsabilidade.

Havendo dúvidas sobre a metodologia adotada, as avaliações ou, até mesmo, o conteúdo, o Professor Especialista, responsável pelo planejamento e pela execução da disciplina, poderá fazer os esclarecimentos necessários ou propor um planejamento diferenciado.

O Professor Especialista prepara o conteúdo, de acordo com o projeto pedagógico do Curso, e gerencia os Tutores a Distância vinculados a sua disciplina.

 

Qual a importância do encontro presencial?

O encontro presencial é importante para a organização dos estudos. Nesse encontro, o aluno tem a oportunidade de integrar-se ao grupo e de receber orientações sobre as atividades, além de ter o acompanhamento do tutor presencial.

 

 Preciso comparecer a todas as aulas presenciais?

Os encontros presenciais são obrigatórios e obedecerão à programação de cada disciplina. Os encontros presenciais atendem a determinação da legislação perfazendo o total de 20% da carga horária do curso.

 

 Como ocorrem as avaliações nos cursos a distância?

As avaliações ocorrem em momentos presenciais e a distância. As formas e critérios de avaliação dependem das especificidades de cada disciplina e de cada curso. Vale ressaltar que a avaliação presencial é majoritária.

 

O que é um Polo de Apoio Presencial?

Os polos de apoio presencial estão localizados em diversos municípios e contam com a presença do Coordenador do Polo e do Tutor Presencial. Nesse Polo, os alunos têm acesso ao laboratório de informática; no Polo também acontecem os encontros presenciais, ocorrem as avaliações e há atendimento técnico-administrativo. 

 



page | by Dr. Radut