EAD - Institucional

Educação a Distância

A Educação a Distância (EaD) é uma modalidade educacional onde o ensino e a aprendizagem ocorrem com utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação. O principal deles é a internet. Assim, estudantes e professores desenvolvem atividades educativas em lugares ou tempos diversos.

A EaD vem crescendo em todo o mundo, principalmente devido às possibilidades que as novas tecnologias da Informação e Comunicação nos oferecem. Essas tecnologias estão cada vez mais presentes nos processos produtivos, fazendo com que mais e mais cidadãos e instituições vejam nessa forma de educação uma chance de compartilhar e adquirir conhecimento. Por isso, a EaD significa também uma expansão de oportunidades de trabalho e aprendizagem ao longo da vida.

EaD no IF Sudeste MG

No IF Sudeste MG, a Educação a Distância é ofertada na forma de cursos técnicos, em municípios onde temos Polos de Apoio Presencial (veja a lista).

Para o desenvolvimento destes cursos, professores, tutores e estudantes utilizam um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), ou seja, uma plataforma. No IF Sudeste MG, a plataforma utilizada chama-se “Moodle”. No entanto, uma parte das atividades dos cursos é presencial: 20% da carga horária total são cumpridos com aulas práticas, avaliações, palestras, entre outras.

Todos os cursos a distância do IF Sudeste MG são ofertados na modalidade subsequente, ou seja, para aqueles que já concluíram o Ensino Médio.