EAD - Institucional

Profuncionario

O Profuncionário é um programa que visa à formação dos funcionários de escola, em efetivo exercício, em habilitação compatível com a atividade que exerce na escola.

Entre seus objetivos fundamentais, está a valorização do trabalho desses profissionais da educação, através do oferecimento dos cursos de formação inicial em nível técnico vinculados ao programa, permitindo-lhes compreender a educação escolar como espaço coletivo de formação humana, de diversidade  cultural, bem como do desenvolvimento de competências para atuar numa habilitação especí­fica, sem perder a noção da totalidade da função social da educação.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) em parceria com o Ministério da Educação (MEC) oferece o programa desde 2012 a vários municípios que demandam essa qualificação.

O programa Profuncionário é ofertado na modalidade a distância, tendo duração média de dezoito meses para todos os cursos, sendo 20% da carga horária total presencial nos Polos de Apoio Presencial.

Os cursos técnicos ofertados pelo Profuncionário são:

• Técnico em Alimentação Escolar: objetiva formar profissionais capazes de realizar ações vinculadas ao desenvolvimento da alimentação escolar com base no entendimento das polí­ticas e planejamentos vinculados a este campo de atuação. Aptidão para preparar a alimentação, organização, aquisição, higienização e armazenamentos de alimentos, conforme orientação definida por nutricionista.

• Técnico em Infraestrutura Escolar: objetiva formar profissionais capazes de contribuir para a manutenção adequada da Infraestrutura Escolar a partir de um entendimento das questões essenciais vinculadas ao espaço escolar e da sua utilização adequada.

• Técnico em Multimeios Didáticos: objetiva formar profissionais capazes de realizar ações de apoio às atividades de Multimeios Didáticos contribuindo para utilização, armazenamento e atualização adequada e qualitativa de recursos disponí­veis referentes às tecnologias de informação e comunicação no espaço escolar.

• Técnico em Secretaria Escolar: objetiva capacitar o funcionário com conhecimentos teóricos e práticos nas diversas atividades da gestão escolar, responsável pela organização de registros escolares e por operacionalizar processos de matrícula e transferência de estudantes e registros do histórico escolar.